quinta-feira, 1 de novembro de 2012

A vida é um jogo


A vida é feita de obstáculos. É feita de uma realidade cruel. Parece até um jogo, e se pararmos para pensar vamo-nos aperceber disso… Ora vejamos… Um jogo é feito de níveis, se tivermos capacidades suficientes, se soubermos usar a inteligência e se formos perspicazes ao ponto de saber as estratégias desse jogo e se soubermos como dar a volta para subirmos de nível, temos mais probabilidades de o conseguir ultrapassar, ora a vida é exatamente igual… Não temos níveis, mas temos barreiras, e temos de estar preparados porque a qualquer momento, podemos cair, e temos de ter as nossas forças e estratégias reservadas para mais tarde, conseguirmos dar a volta por cima aos problemas, e os ultrapassar. Só há uma diferença entre um jogo e a vida, é que no jogo podemos escolher o grau de dificuldade, na vida não é bem assim. Para além que num jogo podemos recomeçar as vezes que quisermos, mas na vida não podemos recomeçar sempre que quisermos, nem podemos perder tempo a escrever a nossa história numa folha de rascunho, pois podermos não conseguir voltar atrás e emendar todos os nossos erros.
Ouço muita gente dizer “Arrependo-me tanto…”, “Ai se eu pudesse voltar atrás…”, mas depois ouço outras a dizer “Nunca te arrependas de nada, porque mesmo que não tenha dado certo, é uma lição de vida.” Eu então tenho uma dúvida… Devemos ou não sentir-nos arrependidos de algumas coisas que fizemos ou dissemos, ou até mesmo de algo que não fizemos?
Pois, eu como não sei a resposta, sinto-me arrependida de ter feito muita coisa por gente que não vale nada, por ter dito coisas que essas mesmas pessoas nunca deveriam ter ouvido da minha boca… Sinto-me arrependida por lhes ter dado tanto daquilo que podia e não podia sem nunca terem merecido, sinto-me culpada por ter sido avisada, mas por não ter aberto os olhos mais cedo e ver aquilo que eu própria escondia. Sinto-me deslocada, sinto-me exposta, por ter revelado o meu mundo… Agora não sei como emendar tudo isto, e esquecer que alguma vez essas pessoas existiram e que fizeram parte da minha vida… 
Um conselho: Tenham consciência das pessoas com quem se dão, e antes de confiarem nelas tenham a certeza de quem são e o que querem de vocês, ou se simplesmente procuram um amigo, ou um amor assim como vocês procuram, e não por interesse. Tenham cuidado com quem se dão… Os amigos nunca quererão nada em troca, assim como as pessoas que nós amamos, ou as pessoas que nos amam… Farão sempre tudo para nos proteger, para nos fazerem sentir bem, farão tudo para nos verem a sorrir, nem que isso implique quebrar todas as regras, pisar todas as barreiras e dar a volta ao mundo, e nunca esperarão nada em troca, tal como nós, que faremos tudo de tudo por essas pessoas, porque as amamos acima de tudo…